Ellodigital

blog article

10 Benefícios do Vídeo para o Marketing

Se você está buscando maneiras de incrementar sua estratégia de marketing online, já deve ter lido sobre a produção de conteúdo. Mas você conhece os benefícios da produção de conteúdo em vídeos?

É bem visível como tem aumentado a criação de vídeos para divulgar marcas e profissionais. E se você ainda tem dúvidas se o investimento de tempo e dinheiro no vídeo é importante, veja alguns dos benefícios abaixo.

 

1. Traz personalidade, inspira autenticidade e constrói confiança

Se quer demonstrar a sua personalidade (ou da sua empresa), o vídeo é a melhor maneira de fazer isso, já que constrói uma relação muito mais próxima do que texto e imagem entre você/sua empresa e seus clientes/espectadores.

Quanto mais vídeos fizer com o objetivo de instruir, dar dicas e falar sobre determinados produtos, serviços ou ferramentas, mais confiança você cria com quem assiste. E no final das contas, uma conversão só é feita através de confiança.

 

2. Aumenta o alcance das mensagens

Há poucos anos estávamos em uma “era” em que as imagens dominavam e ajudavam muito a aumentar o alcance e interesse do público. Mas hoje, os recursos audiovisuais são essenciais para aumentar ainda mais esse alcance.

O Social Sharing é a principal causador do aumento dessa disseminação. Pesquisas mostram que 92% dos usuários de smartphones compartilham vídeos com outros.

 

3. Aumenta a visualização da marca

Pessoas compartilham emoções, não fatos. Vídeos transmitem emoções de um jeito muito mais direto do que outros meios.

Imagine uma promoção de uma empresa, ou uma habilidade que você queira divulgar. Se fizer um banner e divulgar, qual é a vontade que as pessoas terão de compartilhar essa imagem?

Mas e se no lugar desse banner tivesse um vídeo contando uma história (o famoso storytelling) que acabará tendo uma relação com o seu objetivo final (falar da promoção ou habilidade que quer divulgar)?

Não precisa só imaginar a diferença. 76% dos usuários de outra pesquisa demonstraram que compartilhariam um vídeo da empresa se ele fosse divertido.

4. Aumenta as vendas

Vídeo é investimento que pode influenciar, e muito, no comportamento do seu cliente, persuadindo-o a fazer uma compra ou gerando um lead (que futuramente poderá fazer uma conversão).

74% dos usuários que assistiram um vídeo sobre determinado produto tendem a compra-lo depois.

 

5. A conversão de vendas aumenta até entre os que estavam só curiosos

Até para os consumidores que assistem seus vídeos de forma despretensiosa a informação pode der facilmente assimilada e influenciar a sua mente, em algum momento, para fazer essa conversão.

 

6. Vídeo para aumentar a conversão do e-mail marketing

Apesar de já ter perdido bastante seu potencial, o e-mail marketing ainda é uma ótima ferramenta para divulgar algo.

Aparecer no meio de tantos e-mails promocionais é realmente complicado e muitas vezes o seu vai ser só mais uma das mensagens perdidas no limbo da caixa do usuário. Mas a inclusão de um termo como “veja o vídeo de…” ou apenas “vídeo” no assuntos do seu e-mail, e consequentemente direcionar para algum vídeo sobre o que você está falando, aumenta muito o índice de mensagens abertas e reduz o de pessoas pedindo para sair da sua lista de mensagens.

Mas o mais importante é o aumento de 200~300% do número de cliques dentro do e-mail, como mostram pesquisas.

 

7. Muito mais eficiente para pós venda (do que manuais)

Vídeos de manuais e tutoriais são muito mais eficientes para ensinar seus usuários a usar determinado produto, por exemplo, e ainda vai mantê-los próximos para uma próxima compra.

Até animações (motion graphics) podem entrar aqui para auxiliar. Claro que a complexidade do vídeo começa a aumentar, mas também aumenta o interesse das pessoas em vê-lo até o fim.

 

8. O retorno de investimento (ROI) em vídeos é bem mais rápido

ROI é um termo muito utilizado no empreendedorismo, que significa a porcentagem de retorno (receita) sobre determinado investimento. Quanto menor o ROI, teoricamente, melhor, já que assim você poderá investir novamente em outras ações.

Basicamente, ele significa a porcentagem de retorno (receita) sobre determinado investimento. Quanto maior o ROI, teoricamente, melhor, já que assim você poderá investir novamente em outras ações.

 

E quando se trata de vídeo, temos o investimento no equipamento, no aprendizado a fazer o vídeo em si, em possíveis itens de cenário e de pessoal.

Pesquisas mostram que 83% dos executivos afirmam que produção de vídeo possuem retorno muito maior do que em ações de marketing tradicionais.

Apesar do custo de produzir vídeo seja elevado, os preços de equipamentos e softwares usados na criação de vídeos tem reduzido o valor gradualmente.

 

9. Sistemas de busca amam vídeos

Google ama, Facebook ama, usuários amam. Vídeo é o queridinho do momento. E como os sistemas de busca sempre estão atrás de conteúdos que geram mais engajamento, o vídeo entrou nisso com tudo.

Se você tem um vídeo na sua página, há uma tendência de aparecer mais nas buscas. Se você sobe um vídeo em sua página do Facebook (só não pode ser um vídeo do Youtube dentro do Face), você vai aparecer para muito mais seguidores.

E se o vídeo estiver em um site, é muito mais provável que o tempo que seu usuário fique nele aumente consideravelmente, que é algo que o Google leva muito em consideração. E como o Youtube e Google estão juntos, vídeos deles são priorizados.

 

10. Vídeo é preferido para usuários de smartphones

O consumo de vídeos através de celulares aumenta 100% a cada ano, e a tendência é continuar crescendo, já que a internet e os smartphones continuam ficando cada vez mais populares.

Fonte