Ellodigital

blog article

12 passos para se tornar o melhor designer

1- Crie uma biblioteca de referências

É sempre bom ter referências. Sempre que vejo um papel, cartões de visita ou qualquer coisa do tipo faço questão de guardar. Mas qual o motivo disso? Assim você terá em mãos um Manual de impressos, evitando qualquer problema com impressões, seja qual for.

2- Se conheça primeiro

Pode até parecer uma brincadeira, mas é pura verdade. Por exemplo, se um cliente te pede uma campanha na web que envolva anúncios em flash, HTML e etc… não espere aprender tudo em tutoriais no YouTube em pouco tempo. Diga logo de cara que não tem conhecimento nisso, antes perder um cliente sendo honesto do que entregar algo ruim com um grande prazo.

3 – Faça pesquisas

Mesmo tendo consciência de que o mercado está cada vez mais voraz, é preciso uma pesquisa básica. Às vezes um bom briefing com o cliente ajuda a solucionar muitos problemas que podem vir a acontecer.

4 – Conheça bem o trabalho

Muitas vezes o seu cliente não vai lhe dar todas as informações que você precisa. Por outro lado, ele não impede que você pesquise bem o que deve ser feito. Uma boa pesquisa é a alma do negócio. E lembre-se, um designer que não sabe o que faz é tão útil quanto um pneu furado.

5 – Não tente criar uma obra de arte

Sempre que vamos desenvolver algo, queremos que aquilo seja tão bom a ponto de ser digno da expressão: “Nossa, essa vai para o portfólio!”. Porém, você é contratado para trazer soluções aos clientes, e eles não estão em busca de uma obra de arte, pode ter certeza, muitas vezes vão discordar daquilo que você acha melhor.

 

6 – Receba bem opiniões

Um bom designer recebe opiniões para saber se aquilo está realmente correto. Por exemplo, costumo pedir para pessoas que não tem conhecimento em programação para ver e usar a princípio, esse é o maravilhoso teste de usabilidade. Pode ter certeza que isso vai dar certo.

7 – Conheça o cliente

Por mais que se fale sobre clientes, é preciso saber o que o cliente final precisa, e ele não é o seu cliente, e sim o cliente do seu cliente. Difícil de entender, né? O cliente final precisa entender bem a mensagem que você quer transmitir, então pense bastante no êxito da comunicação para o cliente final.

8 – Saia um pouco de casa

É essencial se você está em um bloqueio mental. Saia, de uma volta no parque. Se algo te incomoda saia de casa e vá observar alguns detalhes, texturas, pequenos textos. Distrair a mente vai ajudar a renovar, quando voltar para casa estará de mente arejada para criar.

9 – Crie objetivos e se desafie

Criar novas coisas é sempre um grande desafio, arrisque, veja no que vai dar. Talvez seja uma grande ideia e você tem medo, simples assim.

10 – Ame design

Isso é essencial para que você mantenha uma boa rotina de pesquisa por assuntos relacionados, aumentando sua linha de conhecimento. Lembre-se um designer não deve trabalhar, e sim se divertir.

 

11 – Não copie

Uma das coisas que são extremamente importantes no mundo dos designer são as patentes de seus trabalhos, não copie, crie. Plágio é muito feio.

12 – Estude muito

Do que adianta saber tudo sobre Photoshop, Illustrator e Corel Draw se não sabe nada de teoria de cor, Gestalt e princípios básicos de design? Existem vários cursos de design por fora para fazer de você um dos melhores designers.

Fonte: Portal Publicitário