Ellodigital

blog article

Branding Experience: como conectar sua marca ao seu usuário

Você já parou para pensar que sua vida é feita de experiências?

Das mais extraordinárias (como viajar para um lugar novo) até as mais simples e rotineiras (aquelas que você vivencia no dia a dia), todas fazem parte de uma construção que formam o que você pensa e no que você acredita diariamente.

As marcas mais atentas perceberam que nós, humanos, somos movidos por experiências e se apropriaram de um conceito bastante comentado atualmente, o branding experience.

Sabe aquele momento que você tenta usar um produto e, simplesmente, não consegue? Pois é. Muitas marcas se esquecem que cada experiência ruim que vivenciamos, faz com que uma chance de conexão entre usuário e produto seja rompida drasticamente, porque é através dessas experiências que nos conectamos com marcas e nos tornamos usuários fiéis.

 

Nós somos nômades digitais

Mudamos de preferência algumas vezes ao longo da vida, e todo esse processo está baseado em experiências boas ou ruins que tivemos. Se o motorista do Uber que você chamou pelo aplicativo não foi tão educado ou não dirigiu tão bem, você vai acabar se questionando se ainda deve utilizar esse serviço, mesmo sabendo que aquilo pode ter sido um problema muito pontual.

Mas, se você passar por uma experiência semelhante a essa outra vez e, depois, em mais uma oportunidade, provavelmente, você acabe considerando passar a utilizar outra marca que faça o mesmo serviço, porém com qualidade melhor.

 

As experiências de marcas que vivemos vão além de nossa capacidade racional. Elas estão ligadas diretamente com nossas emoções. Essas experiências se representam através das sensações que sentimos, dos nossos sentimentos, nossas cognições e nossos comportamentos.

Marcas que se preocupam com cada instante que o usuário terá contato com seu produto ou serviço – e que esses momentos sejam os melhores possíveis – terão mais chances de gerar conexões verdadeiras com consumidores e, com isso, possíveis defensores.

Fonte: Big House Web