Ellodigital

blog article

Como aumentar a produtividade em meio ao caos

E lá vem os primeiros raios de Sol. É mais um dia no mundo chamado CAOS, e você já acorda com uma lista imaginária na cabeça repleta de tarefas para cumprir. Antes mesmo de sair de casa, você se imagina fazendo pelo menos 80% dela.

Tudo parece caminhar para um dia tranquilo.

Aí vem o trânsito, imprevistos, emails não lidos, spams, celular e aplicativos, e o chefe que pede por uma mãozinha bem na hora que você tinha se concentrado. Para completar, seu celular parece “pipoca na panela”, implorando por sua atenção. Seus amigos curtiram sua foto no Instagram, alguém te mandou inbox no Facebook e o grupo da família não para de se dar bom dia até o último tio responder.

A verdade é que o mundo está pouco se importando para sua lista de afazeres.

Hoje, estamos literalmente 24 horas conectados e acessíveis. Uma pesquisa da consultoria Deloitte mostrou que, em 2015, o brasileiro conferia seu celular 78 vezes, em média, por dia. E, no lugar que carinhosamente chamamos de “ambiente de trabalho”, somos interrompidos aproximadamente uma vez a cada 11 minutos.

Para piorar todo esse cenário ameaçador à produtividade, soma-se o caos interno que cada pessoa carrega.

O ser humano processa mais de 4.000 pensamentos POR DIA! É quase um a cada 14 segundos. Olhando pra tudo isso, dá pra entender porque estamos passando por uma crise de produtividade. Nós não nos sentimos tão produtivos quanto deveriamos/poderiamos ser. A verdade é que fomos enfiados em um ambiente de CAOS e estão exigindo uma produtividade sobrenatural.

Sobra potencial produtivo, mas falta tempo e foco. Como aumentar produtividade?

O melhor conselho que posso dar é: não seja muito duro com você mesmo.

Entenda como você funciona e tente operar sempre na sua melhor performance, sem forçar o motor do carro. Principalmente se você estiver em um terreno enlameado. Acelerar loucamente, neste caso, só vai gastar combustível e atolar você de vez.

Confira algumas dicas para aumentar a produtividade em meio ao caos:

Playlists

Uma boa playlist é ideal para isolamento acústico, além de diminuir o estresse e aumentar a concentração nas demandas do dia.

Celular desligado

Celulares tiram a concentração e elevam o nível de estresse quando utilizado com muita frequência. Evite o uso enquanto trabalha.

Roupas Confortáveis:

Usar roupas apertadas incomodam bastante, não é mesmo? Aposte em roupas confortáveis para você não ter com o que se preocupar. É possível esbanjar estilo e conforto e ainda concentrar nas tarefas do dia.

Café na medida certa:

Nada de exagerar no cafezinho, pois a cafeina acelera bastante os batimentos cardíacos. Na medida certa é possível ter o ânimo e disposição que precisa.

Horário Específico do dia:

Todo mundo tem horários específicos do dia onde a produtividade aumenta e a criatividade flui mais. Aproveite bem desses momentos para usar a criatividade e resolver os problemas do dia.

Fonte