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Como O Design Está Se Aproximando Do Universo Das Startups?

O investimento em startups por empresas de design está em ascensão no mercado internacional, uma tendência que tem se provado muito eficiente e começa a avançar no Brasil. Neste modelo, são aplicadas competências de design ao invés de injetar capital na empresa, garantindo assim participação acionária das aceleradas, o que é chamado de Venture Design.

Mas, na prática, como as ferramentas de design podem impulsionar o crescimento de novos negócios? Confira!

1) O design anda de mãos dadas com o consumidor

A perspectiva do design não é focada em “fazer coisas bonitas”, mas na construção de experiências. É como se em vez de olharmos para o copo de água, cuidássemos do ato de beber água. O design se apoia na perspectiva das pessoas, o que amplia as possibilidades de acertos e garante uma experiência muito mais relevante e conectada com as necessidades do usuário final.

2) O processo é sistêmico

O todo é mais importante do que as partes. Em um projeto de design, o pensamento é holístico e transdisciplinar. As metodologias são implementadas de maneira integrada desde o início de um projeto, o que garante coerência durante todo o processo de desenvolvimento de um produto ou serviço.

3) A percepção de valor do design está mudando

Em todo o mundo, grandes empresas estão criando seus próprios núcleos de design, consultorias estão se tornando parceiras-chave de novos negócios e startups de sucesso já priorizam o design como parte fundamental de sua evolução. Todos esses players já perceberam que um propósito claro, uma marca forte e uma experiência coerente garantem um negócio mais competitivo e que as disciplinas empregadas pelo design são capazes de acelerar esse processo.

 4) Venture Design é um modelo de aceleração inovador

Em ascensão no mercado internacional, o Venture Design aproxima os universos criativo ao empreendedor por meio de competências estratégicas. Disciplinas como pesquisa, estratégia, branding, identidade visual, UX, UI, industrial design tangibilizam a marca e geram valor mais rápido para empresas que estão começando.

5) Potencializando as chances de investimento

Esse modelo de aceleração não envolve necessariamente a aplicação de capitais, mas uma empresa que tem seu propósito claro, sua marca bem trabalhada, seu produto funcionando e entrega uma boa experiência para o consumidor se torna mais competitiva e atrativa aos olhos dos potenciais investidores.

6) Tecnologia é um meio, mas não um fim

Muitos startups focam todos os seus esforços para resolver questões tecnológicas. O design, por princípio, foca seus recursos para solucionar as questões humanas, ou seja, naquilo que no fim das contas faz o consumidor se interessar ou não por uma marca, produto ou serviço.

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