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Elementos Essenciais da Identidade Visual

Em comunicação visual os elementos, particularmente são a essência para que seja reconhecida uma identidade visual (IV). Os elementos de identidade visual são a parte indispensável para que este possa existir, para que faça sentido.

Quando falamos de elementos falamos das suas partes, do que compõe a identidade visual e forma o sistema como um todo. Só faz sentido uma identidade visual baseada em seus elementos, eles é que o fazem existir. Suas designações são diversificadas e divergentes. Peón, 2003, faz uma proposta interessante sobre classificação dos elementos numa identidade visual: primários, secundário se auxiliares ou de apoio. Esta classificação torna interessante por ser capaz de incluir qualquer forma de manifestação da IV.

 

As organizações usam marcas para que funcionem como elementos representativos de sua identidade, já que identidade é no fundo algo abstrato, que não podemos ver e nem tocar, pode se perceber através da sua manifestação e pela natureza e características de seus produtos.

Em Design de Identidades Visuais, os elementos de identidade visual são os que manifestam, percebemos a identidade de uma empresa, através destes. “Essas marcas assumem várias formas, a partir de nomes, dos símbolos visuais figurativos ou emblemáticos e dos logotipos, composições gráficas fixas que estabelecem fácil identificação das empresas e entidades junto a consumidores e usuários” (TORQUATO, 1992 apudCorrêa, s/d )

Símbolo

O símbolo é um elemento que sintetiza e representa uma corporação, que em si carrega atribuições que podem ser diretamente ligadas a história, crenças, motivos de fundação da instituição. Referimos a algo simbólico ao que é representativo, que nem sempre está óbvia a mensagem que se quer transmitir, mas que está lá. “A grande propriedade de um símbolo é a sua capacidade de síntese: ele deve ser rapidamente identificado e associado à instituição.

Por isso, não deve ter excesso de elementos (pois isso retarda a leitura, além de dificultara memorização) (…)” (Peón,2003)

 

Logotipo

“No sentido lato, o termo pode ser usado como o conjunto formado pela representação gráfica do nome de determinada marca, em letras de traçado específico, fixo e característico (logotipo) e seu símbolo visual (figurativo ou emblemático), o que, por extensão de sentido, pode ser entendido como a representação visual de qualquer marca. ” (Wikpedia)

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