Ellodigital

blog article

Música e trabalho

Você sabia? Ouvir música no trabalho aumenta a produtividade. Segundo estudos, existem inúmeros benefícios reais da música para o cérebro, além de relaxar, alegrar e aumentar a autoestima das pessoas de modo geral ( – e nem vamos entrar no mérito da capacidade que ela tem de nos transportar para outros mundos e nos inspirar).

Sendo assim, separamos 5 razões para te explicar como uma melodia pode influenciar suas atividades do dia a dia. Saiba como usar o poder da música para aumentar a sua produtividade no trabalho. Confira:

1 – OUVIR MÚSICA É TIPO COMER CHOCOLATE

Biologicamente falando, a música ajuda na liberação de dopamina – um dos neurotransmissores responsáveis pela sensação de prazer e da motivação (sistema de compensação do corpo) – em nosso cérebro. Ou seja, ouvir algo pode ter um efeito muito semelhante ao de comer um chocolate, sentir um perfume agradável ou ver uma imagem que traga uma lembrança boa.

2 – REDUZ ESTRESSE E ANSIEDADE

Letras de música ativam as partes do cérebro que processam a linguagem, além de estimular as memórias do hipocampo e o córtex motor, fazendo com que você bata o pé junto no ritmo. As pessoas amam escutar música porque isso também reduz o estresse e a ansiedade, diminui dores, melhora a imunidade, auxilia a memória, aumenta a motivação.

3 – AJUDINHA NA CRIATIVIDADE E A NÃO PERDER O FOCO

Muitas pessoas costumam utilizar a música para ajudar na criatividade ou para não perder o foco com distrações do ambiente ao seu redor. Ela ainda ativa as regiões emocionais do cérebro como concentração e bem estar. No entanto, não existe uma fórmula musical certa pronta para que isso aconteça, pois cada um possui um histórico e repertório, e os resultados para cada pessoa podem ser diferentes.

4 – MELHORA O HUMOR E A CONCLUIR TAREFAS RAPIDAMENTE

Aqueles que ouvem música concluem suas tarefas mais rapidamente, além de terem ideias melhores do que aqueles que não tem esse hábito. E é claro que esses sons ainda dão um “up” no humor. Segundo estudos, 90% das pessoas tem desempenhos melhores quando escutam música em uma tarefa e 88% produzem resultados mais precisos.

5 – OS MELHORES TIPOS DE MÚSICA PARA CADA TAREFA

9 em cada 10 funcionários produzem resultados mais consistentes quando estão ouvindo música em comparação a quando trabalham em silêncio. Mas, para isso, é preciso escolher diferentes tipos de música para cada tipo de tarefa realizada. Exemplo: música clássica (aumenta a precisão) se você está fazendo cálculos e precisa de mais atenção aos detalhes, música pop (reduz erros) se está manipulando dados ou uma música mais animada (aumenta velocidade da leitura) se você precisa fazer uma leitura rápida. Se o trabalho requer um processo linguístico (como escrita, por exemplo), a letra da música pode interferir no processo mental – é melhor escolher um som instrumental.

  E aí, já separou sua playlist de trabalho?