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Você sabe o que é branded content?

Na era pós-digital, uma ferramenta de comunicação e marketing tem chamado a atenção pelo espaço cada vez maior que vem ocupando, tanto na chamada mídia tradicional, como também em portais, sites e blogs. Estamos falando de branded content (marketing de conteúdo), um formato de conteúdo editorial patrocinado pelas marcas com a finalidade de promover o engajamento com o leitor/consumidor e fortalecer a identidade da empresa/produto. Segundo o BCMA (Branded Content Marketing Association), a tendência é que o branded content passe a fazer parte do coração da estratégia de marketing das marcas e exigir cada vez mais investimentos.

Digamos que tenha encontrado terreno fértil para prosperar – em busca de novas fontes de receitas, a mídia tradicional e a digital vêm abrindo cada vez mais espaço para esse tipo de conteúdo.

 

A linha que separa o conteúdo editorial do conteúdo desenvolvido sob medida, o branded content, tem sido cada vez mais tênue, a ponto de confundir até mesmo os profissionais de comunicação.  É importante esclarecer que branded content é uma ação de marketing, de comunicação de marca, relacionamento, fidelização.

 

Como fazer:

Para conquistar o leitor/consumidor e se destacar, o conteúdo do branded content deve ter relevância, ser informativo e criativo. Além disso, precisa ser muito bem escrito, contar uma história que faça sentido para o leitor.  O ideal é que o formato e a mensagem do branded content estejam integrados ao perfil, ao formato e à linha editorial do veículo, para se conectar ao leitor de forma não invasiva.

Para ter relevância e produzir o engajamento desejado, a ação de branded content deve estar associada ao planejamento e a uma estratégia de Comunicação.  Só com um trabalho eficiente de planejamento é possível identificar o público alvo e os seus interesses para que se possa desenvolver uma estratégia adequada, que tenha o poder de converter leitor em cliente/consumidor da marca. 

 

A definição da melhor mídia para veiculação do conteúdo editorial patrocinado, bem com a mensagem a ser transmitida e o melhor momento (timing) depende do planejamento estratégico desenvolvido por um profissional de comunicação e/ou marketing.  Além dos jornais e revistas impressas, esse formato de conteúdo também tem sido largamente divulgado nas mídias sociais, como Facebook e Youtube, como uma maneira de estreitar o relacionamento com o cliente.

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