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4 Marcas que Fazem Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é extremamente poderoso para aproximar o público das marcas. No entanto, os empresários ainda têm dificuldade em colocar isso em prática. A dúvida principal costuma girar em torno do que falar e dos formatos que podem ser utilizados. Pensando nisso, trouxe neste artigo como 5 marcas famosas usam essa estratégia de forma brilhante:

O que é Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma forma de engajar o seu público, atrair novos clientes, aumentar seu alcance e gerar valor para sua marca. Você pode usar artigos, vídeos, fotos, podcasts e qualquer outro recurso atingir esses objetivos. Só que muitos empresários e empreendedores têm dificuldades de entender o quão importante é o Marketing de Conteúdo.

Veja como 5 grandes marcas usam essa estratégia:

Farm

A Farm é uma grande marca no segmento de moda. Mas ela faz muito mais do que apenas vender roupas. No blog da Farm, o “Adoro!”, você não vai encontrar apenas conteúdo relacionado a roupas e acessórios. Há abas inteiras sobre gastronomia, cultura, artes, viagens…

O objetivo de mostrar esse exemplo é provar que um bom marketing de conteúdo vai muito além do seu produto. Para produzir conteúdo que engaja de verdade, você precisa entender exatamente do que a sua persona gosta. As categorias do blog da Farm, por exemplo, não foram escolhidas aleatoriamente. A marca sabe que seus clientes se interessam por aqueles assuntos.

E é exatamente isso que faz o blog se diferenciar dos demais. Em vez de apenas apresentar produtos, o blog chama atenção dos consumidores, convidando-os a voltar à página para saber informações relevantes sobre assuntos pelos quais se interessam. No seu negócio, você também pode abordar assuntos que vão além do seu produto. E isso vale para redes sociais, Youtube, blog e qualquer outro canal de comunicação em que sua marca estiver presente.

Estude a sua persona, entenda quais são os temas relevantes e faça testes com conteúdos variados.

Red Bull

Todo mundo sabe que a Red Bull vende energéticos. Mas, em vez de focar nisso em suas publicações no Instagram, a marca vai além. Se você entrar no feed do Red Bull, vai notar que o produto não aparece em nenhuma das postagens.

Na realidade, a maioria das postagens é sobre esportes, aventura, paisagens, adrenalina… Enfim, temas que a Red Bull sabe que motivam a sua audiência e que se relacionam com o produto. Afinal, a marca vende energia para fazer atividades, mesmo as mais aventureiras, percebe? E o engajamento desses conteúdos é incrível!

 

Mais uma vez, o foco do exemplo é mostrar que o seu produto não é a estrela da companhia. São os seus clientes que realmente interessam. E é por isso que você tem que criar conteúdo focado na sua persona. Crie uma identidade forte para o seu negócio e se conecte com o público!

Natura

O exemplo da Natura é facilmente replicável para diversos negócios. Selecionamos uma postagem em que a marca mostra um tutorial de maquiagem para Halloween utilizando os produtos de beleza que eles vendem.

Ou seja: a Natura está gerando conteúdo de valor para seus clientes ao mostrar como fazer aquela maquiagem temática ao mesmo tempo em que insere seu produto. Certamente, o engajamento dessa postagem é inúmeras vezes maior do que seria se fosse apenas uma imagem dos produtos. Gerar curiosidade no público é uma excelente forma de fazê-lo se interessar pelo seu conteúdo.

 

Além disso, quando você insere o seu produto dentro de um contexto, o material fica muito mais rico e tem muito mais chances de entreter e engajar sua audiência. No segmento de cosméticos, o uso de tutoriais é muito comum. Mas, mesmo se você atuar em outro setor, é possível pensar em formas criativas de criar conteúdo.

Azeite Gallo

O último exemplo de como grandes marcas criam Marketing de Conteúdo é justamente sobre receitas: Uma marca tradicional, que existe desde muito antes da internet, também pode fazer Marketing de Conteúdo de qualidade. Neste caso, a sacada é ensinar uma receita que usa o produto (azeite). Dessa forma, a marca consegue entregar valor sem “forçar” a presença do seu produto. 

É possível que muitas pessoas vejam a receita, gostem do conteúdo e nem sequer pensem em comprar o Azeite Gallo. Mas o relacionamento criado pela marca vai além de tentar vender a todo momento.

Quem for impactado por essa receita e se interessar, certamente vai lembrar qual foi a marca que mostrou esse conteúdo.