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A geração z e seu modo próprio de consumir conteúdo

Geração Z é a definição dada a geração de pessoas que nasceram a partir do fim da década de 90 até o início de 2010.

Também conhecidos como GenZ, foram criados na internet, tecnologia, redes sociais e conexão, estima-se que ao final de 2019, essa geração representará 32% da população mundial, segundo dados da ONU.

O desafio óbvio das empresas que querem atingir a maior fatia da população é entender e falar a língua dos nativos digitais, que não conheceram o mundo offline, e cresceram em meio a avalanche de informações e recessão econômica.

E agora?

A geração Z e o conteúdo

Muitas empresas ainda não entendem bem esse público e a geração Z trouxe ao mundo, como grande característica, a transformação na maneira de pensar, agir e consumir com muita velocidade (e impaciência). Muito do conteúdo é criado e consumido dentro do próprio meio.

Explicando: ao utilizar ferramentas cada vez mais conectadas e intuitivas, com a tecnologia sendo barateada e a informação e criatividade compartilhadas de uma forma abrupta e veloz, essas pessoas não dependem mais de uma produção mirabolante de uma grande emissora de TV, por exemplo, para serem impactados.

Quanto mais acessível o conteúdo, melhor.

Acessível?

Sim, a geração Z é conectada. Pensa rápido, se apaixona rápido e se “desapaixona” mais rápido ainda, nesse momento, a autenticidade ganha espaço no coração desses jovens que sabem diferenciar muito bem Conectividade de Conexão. E é aí que está o “pulo do gato” das empresas.

Conectividade x Conexão

Para esclarecer o assunto, vamos ao dicionário:

Conectividade: capacidade ou possibilidade (que tem um computador, dispositivo, sistema operacional, programa etc.) de operar em um ambiente de rede.

Conexão: ligação, união, vínculo.

É preciso ter muita atenção nesses pontos para criar uma comunicação estável com a geração Z. Há mais conectividade e menos conexão com as marcas.  Eles acham mais a sua empresa e em mais canais, mas se conectam menos com publicidade tradicional, com propagandas exageradas e promessas extravagantes.

Eles não querem ser parte da sua marca, eles querem que sua marca seja parte deles.

Então, como falar o idioma dos Nativos Digitais?

Os jovens, obviamente, também se preocupam com a família e o futuro; e como vimos, preferem se conectar ao ecossistema de uma marca, empresa ou influência. Aprender a falar com eles e criar conexões reais e significativas pode representar um avanço nas vendas durante longos anos.

Pensando bem, a geração Z, apesar da pouca idade, talvez já tenha ensinado uma valiosa lição às empresas. Talvez, estejamos encarando a geração mais simples de ser conquistada. Eles só querem honestidade, autenticidade e eficiência.

Valores que devem permear não só a comunicação com os GenZ, mas quem sabe, todas as outras gerações, tanto anteriores quanto às futuras.