A jornada do consumidor
Hey, aqui é o Bruno! Sou Social Media aqui na Tudo e gostaria de conversar com vocês um pouquinho sobre comportamento de consumidor. Espero que gostem. ⠀
A jornada do consumidor é caracterizada pelas etapas percorridas pelo consumidor do momento em que nota que tem uma necessidade até o ponto em que realiza uma compra, baseando-se nos estágios: ⠀
- Aprendizado e descoberta: O consumidor ainda não tem o interesse de comprar. ⠀
- Reconhecimento do problema: A necessidade da compra existe e o cliente está em busca de soluções. ⠀
- Consideração da solução: O consumidor investiga sua empresa, é o momento de se mostrar a melhor opção. ⠀
- Decisão de compra: O comprador está decidido, é importante mostrar segurança e credibilidade. ⠀
É de extrema importância conhecer o comportamento do seu público em cada um desses estágios, para saber como programar suas ações, montando assim, um plano eficaz.
Você já se viu tão apegado a uma ideia, mas não entende porque ela não traz resultados? Já idealizou a campanha perfeita, mas seu público não reagiu da maneira que você esperava? Será que você está organizando suas campanhas pensando em você ou no consumidor?
Como marca, é importante entender o comportamento do seu público, seus gostos e agir de maneira estratégica para atingir seus objetivos, seja na linguagem, estética, conteúdo, etc..
Conta pra gente, o que você faz para se conectar com seu público e entendê-lo melhor?
Mapa da empatia.
Empatia significa, segundo o dicionário, a capacidade de se identificar com outra pessoa, de sentir o que ela sente, de querer o que ela quer, de apreender do modo como ela apreende etc.
Uma boa dica para se colocar no lugar do cliente e entendê-lo, é criando um mapa da empatia, relacionando:
- O que ele pensa e sente?
- O que ele escuta?
- O que ele fala e faz?
- O que ele vê?
- Quais são as dores dele?
- Quais são as necessidades dele?
Assim, será a perspectiva do cliente que guiará seus processos e a sua probabilidade de sucesso será maior!