Ellodigital

blog article

Arte & Design

Você provavelmente já ouvir alguém falar “Ah, fulao fez essa arte” se referindo a algum material de comunicação visual (post, cartaz, etc). Porém esse material não é realmente uma Arte. É muito comum acharmos que o design é outra forma de falar de arte – e vice-versa – mas eles são muito diferentes, mesmo estando ligados.  A arte é uma expressão de sensações e experiências sobre algo específico através de técnicas e habilidades. É uma representação do ponto de vista de alguém. Já o design ele tem um propósito utilitário. Ele utiliza de formas, cores e outros elementos para criar uma solução para um problema ou necessidade. Ele também deseja causar as sensações certas nas pessoas, mas espera, principalmente, garantir a utilidade de comunicação ou uso.

Por mais que seus propósitos sejam diferentes, o design bebeu e sempre beberá da fonte das Artes. Isso acontece porque os movimentos artísticos  “emprestam” aspectos para que o design, dentro de cada ideia, possa usar esses componentes em busca dos melhores resultados. Por exemplo, pode-se dizer que o berço do design gráfico é no Cubismo, com Picasso diminuindo a ilusão da terceira dimensão. Já o movimento da Art-Nouveau trouxe o que conhecemos hoje como tipografia, com artistas desenhando textos em seus cartazes.

Hoje o Design leva como bagagem as relações que estabeleceu em cada período da história. Apesar de continuar ligado à construção de ferramentas, estas ferramentas abrangem, além do uso, a geração de informação. Os Irmãos Campana, designers brasileiros com reconhecimento internacional, sendo uns dos poucos com peças no acervo do MoMA (Museu de Arte Moderna), em Nova Iorque, são famosos por produzirem objetos que são ao mesmo tempo funcionais e artísticos, ou seja, um ótimo de exemplo de que Arte e Design podem e devem caminhar juntos, a fim de complementarem um ao outro.

Escrito por: Bruce Wagner