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Branding ou Design?

Design e branding são conceitos que se mesclaram no decorrer dos anos. Grande parte das pessoas possui dificuldade de distinguir cada um deles e, dessa forma, acabam pedindo o serviço incorreto ou gerando expectativas que não correspondem à realidade. Na verdade, não é surpresa que eles se misturem, pois estão interligados, criando uma confusão, especialmente para os clientes.

design é uma concepção do visual de um produto, conceito ou marca. O profissional que atua na área trabalha para conferir uma forma funcional e física para uma ideia que lhe foi apresentada. Em marketing, por exemplo, o design nada mais é do que o desenvolvimento de layouts, logotipos, diagramação, fotos de divulgação, entre outras maneiras de expressar a identidade da companhia. Branding, como o nome diz, é referente à marca, ou brand. Nada mais é do que o desenvolvimento de uma marca, trabalhando não apenas em seu conceito interno, mas também a opinião do consumidor sobre ela. O processo geralmente é essencial para proporcionar a integridade da missão, visão e valores da marca em todos os campos. Seja na loja online ou no ponto de venda, por exemplo. Vale citar que o profissional de branding tem como responsabilidade garantir que a comunicação, seja ela visual ou verbal, harmonize entre si.

A criação de um branding é um processo completo. Isso porque não é criado apenas o conceito e o nome, como também a forma e a linguagem dominante no mercado. E diretamente associado a isso, é necessário possuir uma expressão visual destas informações. É aí que entra o design, que vai dar cor, tamanho e forma para os conceitos definidos pelo branding. Por serem utilizados em conjunto, na maioria dos casos, as pessoas acabam confundindo os significados e como cada um é aplicado dentro da estratégia e do conceito da marca. Os conceitos de design e branding são distintos, mas estão muito ligados em seu campo de atuação. Ou seja, um não vive sem o outro quando falamos em marca e identidade visual de uma empresa. E não importa sua área de atuação profissional no mercado.

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