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Entenda melhor o que é o Visual Merchandising

Visual Merchandising é uma estratégia que tem a proposta de chamar a atenção do cliente por meio do apelo visual e também na oferta de uma experiência repleta de sensações. Para isso, as lojas constroem uma apresentação de destaque que começa na arquitetura, mas também passa pela disposição e destaque dos produtos.

A ideia é fazer com que o consumidor tenha uma boa impressão logo no primeiro momento. Ao entrar na loja, ele rapidamente perceberá, ainda que indiretamente, que aquele ponto de venda segue um conceito bem definido de estética. Isso é usado para captar atenção, causar a sensação de fazer parte de um lugar diferenciado e de aproveitar uma experiência diferente de qualquer outra loja.

 

O impacto na decisão de compra

Consumidores não são mais influenciados apenas pelo preço de um produto e pela sua funcionalidade. Muita coisa impacta na sua decisão, e uma delas é a experiência de uma forma geral.

 Ele pode encontrar, por exemplo, um jeans de qualidade em diversas lojas. No entanto, se determinado varejista tem um ambiente que o faça sentir parte de algo exclusivo, moderno e sofisticado, certamente toda essa experiência vai influenciar na sua escolha pela compra naquele local.

Veja as vantagens do Visual Merchandising

A prática de Visual Merchandising é capaz de gerar impactos muito positivos na relação da marca com o seu público. Naturalmente, isso também vai representar melhores resultados, graças ao aumento das vendas e do seu volume como um todo, devido à fidelização. Entenda melhor os principais benefícios de aplicar essa estratégia!

Satisfação do cliente

Como falamos, há muito mais detalhes que chamam a atenção do cliente, indo muito além do simples produto. Se ele for bom, a marca até se sustenta, mas um item com qualidade mediana não sobrevive ao mercado sem boas estratégias de sustentação da sua imagem. A questão é que essa apresentação com maior valor causa um impacto muito positivo no cliente, que se sente satisfeito por comprar ali.

Frequentar um local em que tudo é pensado de forma estratégica é, acima de tudo, uma experiência que vale a pena. Uma loja que trabalha bem a exposição dos produtos, por exemplo, capta mais atenção para eles e ajuda o cliente a encontrar e avaliar aquilo que ele procura. No geral, o conjunto dessas práticas gera uma avaliação positiva.

 

Reconhecimento de marca

O Visual Merchandising tem grande capacidade de ajudar determinada marca a fortalecer a sua imagem no mercado. Quando o consumidor sabe que naquela loja ele encontrará um ambiente único, isso já significa que a marca ganhou um status diferenciado em relação aos outros varejistas do mercado.

Se isso é fortalecido e mantido, o resultado do Visual Merchandising se torna parte essencial e inseparável da identidade da empresa. Com o aumento das exigências do consumidor, esse trabalho para captar atenção e proporcionar uma experiência mais sólida ganha reconhecimento. Ao final, a empresa estará em um patamar diferenciado.

Identidade bem definida

Toda marca tem a sua cara, ou seja, a sua identidade. Isso impacta a forma como ela se posiciona no mercado e, no caminho inverso, a publicidade também é conduzida de maneira que seja possível mostrar essa “personalidade” da empresa. Nessa busca, o Visual Merchandising é uma importante estratégia para ajudar a construir e reforçar a identidade de uma empresa no seu ponto de venda.

Pense em marcas que, mesmo que sofisticadas, optam por uma abordagem mais minimalista tanto no que vendem quanto nos seus pontos de venda. Naturalmente, as lojas precisam ter essa identidade, com menos produtos expostos, dando mais destaque a uma seleção principal, inclusive induzindo o cliente à escolha desses itens. Se isso é devidamente aplicado no ponto físico, a marca estabiliza a sua proposta amplamente.

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