Ellodigital

blog article

Entenda os 4 Ps do Marketing

Os 4 Ps do Marketing – ou Marketing Mix ou Composto de Marketing – são um conjunto de variáveis controláveis formado por Preço, Praça, Produto e Promoção, que, conforme a estratégia da empresa, podem ser usados para influenciar na forma como os consumidores respondem ao mercado.

Os 4 Ps do Marketing são 4 ingredientes importantes que permitem desenvolver e fazer um plano crescer. Conheça eles:

Preço

É a quantia monetária cobrada na aquisição de um bem ou serviço. Aquilo de que se abdica na aquisição de um produto. A soma de todos os valores que os consumidores trocam pelos benefícios de ter ou usar um bem ou serviço.

Dentro da estratégia dos 4 Ps do Marketing, o preço serve como medida de avaliação entre diferentes alternativas de produtos, quer em termos do sacrifício que se faz em sua compra, quer como forma de se assegurar sobre sua qualidade.

O processo de definição de um preço para o produto, incluindo descontos e financiamentos, tem em vista o impacto não apenas econômico, mas também psicológico de uma precificação.

  • Como este produto será usado?
  • Qual será sua aparência?
  • O que o cliente espera deste produto?

Praça

Dentre os 4 Ps do Marketing o quesito Praça ou Distribuição se ocupa da disponibilização dos produtos aos seus mercados consumidores.

Produzir um produto e disponibilizá-lo ao consumidor final exige a existência de uma rede de relações entre clientes, fornecedores e revendedores, integrados na cadeia logística da empresa, assim, a distribuição refere-se aos canais através dos quais o produto chega aos clientes e inclui pontos de vendas, pronta-entrega, horários e dias de atendimento e diferentes vias de compra.

  • Onde o cliente procurará pelo produto?
  • Onde seus concorrentes estão?
  • Quais serão seus canais de distribuição?

    Produto

    É tudo o que se refere aos “bens e serviços” que uma empresa disponibiliza ao mercado-alvo, para “atenção, aquisição, uso ou consumo”, tendo em vista a satisfação das necessidades do cliente.

    Está querendo melhorar o seu produto? Você precisa conhecer o Guru PME.

    Compreende um conjunto de benefícios, com elementos tangíveis e intangíveis, resultando na soma da satisfação física e psicológica do consumidor quando realiza uma compra.

    • Qual o valor que seu produto oferece?
    • Já existem outras referências de preço?
    • Como você será comparado?

    Promoção

    Dentre os 4 Ps do Marketing, a Promoção refere-se ao composto de elementos promocionais que divulgam e comunicam o produto ao mercado-alvo, como publicidade, propaganda, links patrocinados, Fan pages, promoção de vendas, relações públicas e outros.

    • Onde você anunciará sobre seu produto?
    • Qual o melhor momento para promovê-lo?
    • Qual o padrão de divulgação deste produto ou serviço?

Fonte