Ellodigital

blog article

Estilos artísticos que influenciaram o design gráfico

Estilos artísticos que influenciaram o design gráfico

O design é um dos pontos importantes do nosso cotidiano e da vida das empresas. Mais que a comunicação visual, ele é responsável por apresentar soluções em vários sentidos. Para que ele se concretize, você sabia que há uma grande influência dos estilos artísticos?

Apesar de não serem a mesma coisa, não dá para negar que os estilos de arte têm grande impacto sobre o design. Isso acontece porque os movimentos artísticos transformam a maneira como ele é consolidado, ao servirem de inspiração. Quando um estilo de arte ganha projeção, ele passa a estar em todo lugar ou, no mínimo, influencia artistas de forma intensa. Também é um jeito de utilizar novos elementos e transmitir novas mensagens sobre o momento da sociedade.

Fica claro que os movimentos artísticos “emprestam” aspectos para que o design, dentro de cada ideia, possa usar esses componentes em busca dos melhores resultados.

Art Nouveau

Esse estilo envolve muitos elementos naturais, mas vai além da natureza. Abusa de linhas curvas, arabescos, molduras e tons quentes. Principalmente, busca valorizar o trabalho manual e ainda influencia a arquitetura de diversos modos.

Cubismo

Essa ideia dá origem, ainda hoje, às ilustrações diferenciadas repletas de formas especiais. Os conjuntos de cores também seguem uma proposta versátil e permitem criar obras abstratas e com valores fortes. Uma marca com essa inspiração, por exemplo, apresenta valores arrojados e uma comunicação única.

Art Déco

Nessa proposta, as formas geométricas dão lugar para as estilizadas e sintéticas. As cores claras predominam, bem como a repetição de padrões delicados. Além de influenciar o mundo das artes, ganhou o design de outras maneiras, como no desenvolvimento de mobiliário, de peças decorativas e da arquitetura.

Minimalismo

Até hoje, é uma aposta forte no design, como acontece no caso do flat design. Outros recursos, como o gestalt e a iconografia, são alternativas de aplicação desse conceito de modo amplo.

Pop Art

A proposta utiliza diversos recursos clássicos da publicidade, como cores e formas atraentes. Também é voltada para a massificação, uso de elementos vibrantes e representações da cultura pop. Seu maior expoente é Andy Warhol, famoso por seus quadros de personalidades e que inspiram obras do design até hoje.

 

Fonte