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Figital: por que investir em conectar as vendas físicas e digitais?

Os consumidores buscam por uma experiência de compra integrada em todos os canais que utilizam. Entenda os motivos pelos quais sua loja deve investir em estratégias que misturam o físico e o digital

As recomendações de distanciamento social fizeram com que muitos brasileiros experimentassem as compras on-line pela primeira vez. A experiência tem se mostrado tão satisfatória que, segundo pesquisas, as pessoas pretendem continuar fazendo suas compras pela internet, mesmo quando tudo voltar ao normal.

Isso fez com que muitas lojas físicas tivessem que se adaptar a um novo cenário, experimentando a transformação digital e aplicando a mistura dos canais digitais e físicos em uma mesma jornada: o figital.

Experiência multicanal: o que é figital?

O nome diz tudo: a união do mundo físico (fi) ao digital (gital). Essa, na verdade, não é uma nova tendência, mas acabou tomando mais forma nos últimos meses. Conhecido também como multicanalidade ou omnichannel, o figital faz com que o consumidor passe por canais digitais e físicos em uma mesma jornada de compra.

Essa mistura é possível graças ao grande desenvolvimento tecnológico, que tem permitido relacionamentos a distância e conexão entre múltiplos dispositivos. E ela tem dado tão certo que alguns especialistas afirmam até precisarem entender como categorizar esse tipo de experiência, já que ambos os canais têm grande participação na conclusão da compra e na satisfação do consumidor.

Imagine, por exemplo, que você quer comprar um sofá. Você pode entrar em contato com a loja via WhatsApp, fazer o pagamento através de um link de pagamento e retirar o produto direto na loja física. Ou você vai até uma loja de roupas física, prova as peças, faz a compra e recebe os produtos na sua casa. As possibilidades são inúmeras, mas todas elas têm um foco em comum: a experiência do consumidor.

Por que investir no figital?

Segundo a pesquisa "Varejo em Transformação", realizada em 2019 pela empresa Deloitte, em 65% das empresas ouvidas, mais da metade dos clientes apresentam comportamento figital, muitos deles consultando preços na internet enquanto estão na loja física, por exemplo.

Esse dado reflete muito bem a realidade do mercado, já que o consumidor moderno quer ter facilidade para acessar informações referente às marcas, produtos e serviços em todos os canais, sejam eles físicos ou digitais.

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