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Funil de vendas: o que é e como montar para seu negócio

Funil de vendas é uma estratégia essencial para quem utiliza Marketing Digital para promover seus produtos ou serviços. Durante este texto, mesmo que não saiba exatamente quais são as etapas do funil, é capaz de você reconhecer o processo, pois é muito usado em diversas campanhas digitais.

O que é funil de vendas?

Antes de aprender sobre como montar, vamos à definição de funil de vendas: é o processo que começa no primeiro contato do público com a marca e finaliza com o processo de compra ou se estende ao pós-venda.

Ou seja, ele se parece com um funil por atrair grande quantidade de pessoas que geralmente não conhece a marca. Nas próximas etapas, a empresa entrega conteúdo de valor para se apresentar a estes potenciais clientes. Para quem mantém o desejo, ações são feitas para incentivar a venda para, no final, um pequeno grupo fechar a compra.

Este processo é relativamente longo, pois você conduzirá as pessoas a conhecerem sua marca, criar conteúdo para apresentar as qualidades do seu produto ou serviço e só no final você fará a proposta para fechar negócio.

Muitos empreendedores pensam que é possível vender para os que estão no topo do funil, ou seja, ainda na fase de conhecer a marca. Mas é muito difícil acontecer.

Imagine o telemarketing de uma marca que você não conhece. Ela liga oferecendo algo e você compra na hora. Pode acontecer, mas a probabilidade de acontecer é muito pequena, concorda?

Quais são as etapas do funil de vendas?

Certamente, o maior desafio é: como estruturar um funil de vendas. Afinal, o processo envolverá públicos com conhecimentos e expectativas diferentes em relação ao seu negócio.

Assim como muitos assuntos em publicidade e marketing digital, até mesmo as etapas do funil de vendas sofrem variações. Já vi sugestões de até seis etapas, mas aqui o foco será nas quatro fases clássicas.

  • Atenção
  • Interesse
  • Desejo
  • Ação

Etapas do Funil de Vendas

Atenção

Alguns chamam esta primeira fase de Atração e tá tudo bem.  O objetivo é atrair o maior número possível de pessoas com potencial em se tornar seus clientes.

Interesse

Aqui, será a vez de analisar a parte que as pessoas já entraram em contato com sua marca, seja através de post em blog, webinar, listas de e-mail ou outra plataforma.

Nesta etapa, você pode enviar materiais que expliquem melhor o que você oferece. Se no momento da atração, ou seja, do cadastro, tiver um campo com opções sobre o que ele quer receber, é possível enviar conteúdo que resolva a dor desta pessoa.

Desejo

Enfim, chegou a hora que o seu cliente está bem perto de fechar negócio. A pessoa já conhece o seu conteúdo, o que você faz, a qualidade do serviço, mas provavelmente ainda tem dúvidas se deve mesmo fechar negócio.

Nesta parte do funil, é hora de usar os gatilhos mentais no conteúdo, principalmente o da prova social.

Ação

E chegamos à última etapa do funil de vendas. O público já interagiu com seu conteúdo, já conhece o que faz, leu ou assistiu aos depoimentos dos clientes para ajudar a tomar sua decisão.

Desta vez, para concretizar a venda, você pode oferecer um tempo de teste (sete, quinze ou trinta dias), desconto atraente na primeira parcela ou o que sua criatividade permitir para facilitar que a pessoa tire o dinheiro do bolso.

Enfim, é importante que o formulário de inscrição ou compra seja o mais objetivo possível, com sistema seguro e confiável.

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