Ellodigital

blog article

Inbound Marketing, como funciona?

Você provavelmente já ouviu falar sobre o Inbound Marketing diversas vezes, mas pode não estar familiarizado com a forma como ele difere do marketing on-line tradicional.

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é uma estratégia de atração (isso mesmo, o Magneto faz todo o sentido neste artigo) que utiliza muitas ferramentas que já utilizamos em nosso dia a dia. Mas a principal delas é o marketing de conteúdo, uma vez que ela esteja inserida no conjunto de serviços como blog com boa pontuação no Google, SEO técnico e de conteúdo, automação de marketing e atendimento humanizado.

Tudo isso para criar reconhecimento da sua marca e atrair novos negócios através da informação e não da venda direta.

Em contraste com o Outbound Marketing, onde os profissionais de marketing tentam encontrar clientes, o Inbound Marketing desperta a atenção dos clientes e torna a empresa mais fácil de ser encontrada.

Por que usar o Inbound Marketing?

Vivemos uma era de abundância de informação e escassez de atenção – e o ritmo de criação de informação está acelerando. De acordo com a IBM, todos os dias, 4,5 quintilhões de bytes de dados são criados – tanto que 90% dos dados no mundo de hoje foram criados apenas nos últimos dois anos. (fonte: encurtador.com.br/ijnD0)

Os compradores de hoje são mais capacitados. O digital fornece gratificação instantânea de informações. Eles podem acessar especificações detalhadas, preços e avaliações sobre produtos e serviços 24 horas por dia, 7 dias por semana, com alguns movimentos de seus polegares.

Enquanto isso, a mídia social os incentiva a compartilhar e comparar, enquanto os dispositivos móveis acrescentam uma dimensão onde e quando quiser a cada aspecto da experiência.

O Inbound Marketing tem o poder de dar ao usuário exatamente as respostas que ele procura no momento exato em que ele precisa. Isso cria confiança, reputação e autoridade em qualquer nicho que você esteja praticando, além de ser fundamental para o início de um processo de vendas.

Por causa disso, táticas tradicionais de marketing baseadas em “alugar” a atenção que outras pessoas construíram – e interromper o comprador no processo – estão se tornando cada vez menos eficazes.

A hora é agora

Para substituir táticas de marketing desatualizadas como a que era feita antigamente “atenção ao aluguel”, as empresas estão implantando novos métodos voltados para a conscientização, o desenvolvimento de relacionamentos e a geração de leads.

Em suma, o Inbound Marketing atrai clientes para você, para que você não os persiga.

Ele ajuda os clientes em potencial a encontrar sua empresa nos estágios iniciais de seu processo de tomada de decisões, o que leva a uma influência mais forte em suas futuras decisões de compra.

Mas para construir esta estratégia, leva um certo tempo, ainda mais se você optar em fazer por conta própria. Por isso se você tem um negócio de médio ou grande porte, procure conversar com profissionais qualificados ou com uma agência para te dar um suporte onde em menos tempo, você seja mais assertivo.