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Influenciadores digitais

O marketing de influenciadores é um mercado cada vez mais em alta e uma solução muito bem-sucedida quando se quer aumentar vendas e engajamento. Mas para isso você precisa entender quem é o melhor influenciador para a sua marca e qual a diferença entre eles. Você acha que só o número de seguidores importa? Nada disso! Vem que a gente te ensina como achar o influenciador ideal e a diferença entre eles.

  • Mega- influenciadores: + de 1 milhão de seguidores. Normalmente são pessoas que são famosas além da internet e são a melhor solução se você quer que a sua marca seja reconhecida globalmente. Apesar de terem muito alcance, a relação com seus seguidores é mais distante.
  • Macro- influenciadores: entre 100 mil a 1 milhão de seguidores. Provavelmente este influenciador ganhou fama dentro da própria internet, com blogs ou vlogs, por exemplo. Apesar de ainda possuírem um bom número de seguidores, seu nicho é mais especifico e possuem uma relação mais próximas com os seguidores.
  • Micro- influenciadores: entre 1 mil e 100 mil seguidores. Estes influenciadores são ideias para uma marca que quer um público bem segmentado. Eles costumam ser mais baratos e obter alto engajamento, apesar de possuírem menor alcance. É ideal por exemplo para comércios locais.
  • Nano- influenciadores: até mil seguidores. Pessoas com influência na sua própria comunidade. Muitas marcas começaram a investir nesse tipo de influenciador já que os custos são baixos e eles possuem uma alta influência dentro da sua própria comunidade.

Agora você deve se perguntar, o por que fazer parcerias com influenciadores digitais? Os influenciadores digitais podem ser equiparados aquela estratégia antiga do “boca a boca”.  Se você é uma pessoa que vive uma vida fitness ou então ama maquiagem ou adora viajar, eu aposto que você segue algum influenciador que fala sobre esse assunto, acertei? Pois é, anunciando com influenciadores fica muito mais fácil atingir seu público alvo.

Outra vantagem de se trabalhar com influenciadores é a geração de mais engajamento e alcance. Afinal você pode definir quem é o influenciador que pode atender melhor a sua marca e o quanto de alcance e engajamento você pretende atingir de maneira mais precisa.

Apesar do Instagram ser a rede social mais usada na hora de investir em influenciadores, investir nessa estratégia faz com que você fique presente de outra maneira na plataforma. Além de poder estar presente em outros lugares como no Youtube e TikTok, por exemplo.

Outro ponto de vantagem é a facilidade na mensuração dos seus resultados. É muito difícil você ter dúvida dos seus resultados usando influenciadores. Isso porque é possível ver exatamente quantas pessoas visualizaram o que foi postado e até mesmo fazer cupons de desconto exclusivos daquele influenciador e ter dados de quantas pessoas utilizaram.

Porém antes de se contratar um influenciador para sua campanha você deve estar atento a alguns erros para não cometê-los. O erro mais obvio é escolher o influenciador só pela aparência ou então pela quantidade de seguidores. Já pensou escolher alguém que é vegano para divulgar uma marca de carne? Então pesquise mais sobre o influenciador e o que ele defende e sinta a sinergia do seu produto com o influenciador antes de contratá-lo.

Outro erro comum é ignorar a micro influência. Muitas vezes o que você precisa é alguém com menos seguidores, mas com mais engajamento. Não foque somente nos peixes grandes, faça também testes com micro influenciadores. O resultado pode te surpreender!

Por último, mas não menos importante, é não mensurar os resultados. Não dá para saber se funcionou sem apurar os dados. Às vezes você amou o influenciador e tudo o que ele postou teve um número favorável de visualizações, mas na hora de converter em vendas não funcionou, então talvez seja hora de rever qual influenciador usar.

Escrito por: Júlia Biscuola