Ellodigital

blog article

Layout responsivo: Seu conteúdo ajustado em qualquer tela

Alguma vez você já observou que um site pode não funcionar corretamente quando você abre no celular? Parece que as coisas estão fora do lugar? E é isso mesmo, elas estão. Mas por que isso acontece? Quando um site está “desconfigurado” em um aparelho mobile quer dizer que o layout responsivo não foi realizado. Para poder entender é preciso que você, primeiro, entenda o conceito de layout.

O termo layout vem da língua inglesa [se lê “leiaute”] e significa plano, arranjo, esquema, design, projeto. Quando falamos em arte gráfica, o layout é um esboço ou rascunho que mostra como é a estrutura física de uma página de jornal, revista ou site [a exemplo de um blog]. Ele engloba elementos como: texto, gráficos, imagens, vídeos e a forma como eles se encontram e compõem um determinado espaço.

O layout gráfico pressupõe o trabalho de um designer gráfico, que precisa trabalhar no formato e números de página e suas margens, números de colunas de texto e outros aspectos relevantes. Depende da criatividade e conteúdo que irá apresentar. Por esse motivo é necessário que o cliente dê indicações precisas ao designer, dando possibilidades de se trabalhar um layout.

Um layout responsivo se trata de um site que teve seu código [html, php, java, css, python, por exemplo] alterado. Assim, suas páginas podem ser exibidas em qualquer formato de tela sem que aconteça aquela “desconfiguração”. Ou seja, o usuário [leitor, público] não terá qualquer prejuízo na leitura das informações. E poderá acessar o site a partir de um desktop, tablet, smartphone… com experiências muito semelhantes.

Apesar das informações primordiais, do próprio site, serem exibidas de maneira semelhante a exemplo de um desktop, ainda podem haver alterações. Como o caso de um banner disponível no desktop mas não no tablet, e assim por diante.

Em resumo, o que acontece é um ajuste das informações que estão disponíveis no site original, para que o usuário seja capaz de acessar através de outros dispositivos. Mas, ainda assim, tenha uma experiência satisfatória. O layout responsivo é possível ser realizado utilizando códigos de programação chamados de media queries entre outras técnicas.

Fonte