Ellodigital

blog article

Logotipo? Isologo? Imagotipo?

Sempre surge uma dúvida em meio a palavra LOGOTIPO. Mas afinal, o que é um logotipo? 

Apesar de ser um assunto ainda controverso em muitas rodas de conversa e que muitas vezes acaba em discussões, vamos tentar esclarecer essas dúvidas que rondam as imagens que identificam uma empresa/produto/serviço. 

Seja ela um símbolo, um lettering ou a junção de ambos (integrado ou não), é mais comum ouvirmos a palavra LOGOTIPO ou LOGO para nos referirmos aos elementos gráficos que simbolizam e/ou significam a empresa/produto/serviço. 

Para muitos leigos, clientes e até profissionais da área, qualquer identidade é um LOGOTIPO ou LOGO. Entretanto, os designers tentam de todas as formas, “educar” os clientes, colegas e alunos, a saberem distinguir as diferenças que existem.

 

Vejam só: 

a) LOGOTIPO – Logo = palavra + Tipo = letra ou caracter. Isto é, um logotipo é quando atribuímos uma identificação (à marca/produto/serviço) apenas pelo Lettering. Exemplos: Zara, Sony, Vogue, entre outras.

b) IMAGOTIPO – Combinação da imagem simbólica/ícon + Lettering. Geralmente o símbolo/ícon + o Lettering poderão eventualmente funcionar em separado. Exemplos: Lacost, Adidas, Motorola, entre outros.

c) ISOLOGO – Combinação integrada da Imagem/ícon + Texto. O ícon está integrado no Lettering ou vice-versa. Nunca podem ser separados uma vez que não funcionam um sem o outro. Exemplos: BMW, Burguer King, Harley-Davidson, entre outros.

d) ISOTIPO ou SÍMBOLO – É apenas o Ícon/símbolo que visualmente sintetiza os valores, o caráter, os princípios e a personalidade da marca/produto/serviço.

 

 

Dentro da família dos ISOTIPOS temos: 

d1) MONOGRAMA –  É a sobreposição, agrupamento ou combinação de duas ou mais letras ou outros elementos gráficos para formar um símbolo.

 

d2) ANAGRAMA – Junção de palavras. Exemplo: ROMAMOR ou PESARUM = PEdro + SAra + RUi + Mendes.

 

d3) SIGLA – Junção das iniciais. Exemplos: CCBB = Centro Cultural Banco do Brasil ou DKNY = Dona Karen New York.

 

d4) INICIAL – É a primeira letra de uma palavra. Exemplo: “A” para Adobe ou S” para Seat.

d5) FIRMA – A marca/produto/serviço de autor funcionam com assinaturas. Exemplos: Picasso, Walt Disney, Fátima Lopes.

 

d6) PICTOGRAMA FIGURATIVO – Um ícon que representa um figura óbvia. Exemplos: Apple e Lacoste.

 

d7) PICTOGRAMA ABSTRATO – Um ícon que não representa uma figura óbvia mas representa um significado. Exemplo: Os 3 diamantes da Mitsubishi.

 

Fonte