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Mix de Comunicação: O Que é Isso?

O Mix de Comunicação é um conjunto de 8 ferramentas utilizadas por profissionais de marketing, vendas e da comunicação em geral. Portanto, se você é um profissional ou estudante de alguma dessas áreas, é indispensável que você o conheça!

Há tanto o marketing offline quanto o online no Mix de Comunicação. O marketing online é aquele que envolve o mundo digital e das redes sociais, já o marketing offline é a forma mais tradicional, como panfletagem e propagandas impressas em jornais ou revistas. A escolha entre essas duas opções dependerá do público-alvo e da finalidade da campanha.

Está preparado para entender o Mix de Comunicação? Vamos lá!

1. Propaganda

A propaganda tem como objetivo estimular reações do público-alvo e orientá-lo a construir uma imagem da marca por meio de componentes visuais, sonoros, impressos ou digitais. As informações da propaganda são transmitidas pelos de comunicação e devem gerar uma interpretação de acordo com o repertório pessoal de cada consumidor.

2. Promoção de vendas

É uma estratégia para desenvolver e acelerar as vendas em um curto prazo. Aqui estão algumas das ferramentas da promoção de venda:

  • Amostra: distribuição de uma pequena quantidade de um produto para experimentação do cliente
  • Cupom e recompensa: promove vantagens e descontos em relação a um produto
  • Brindes: mercadorias oferecidas gratuitamente

3. Merchandising

O famoso ‘’merchan’’ é um meio de persuasão para atrair os clientes presentes em um determinado ponto de venda, fazendo com que eles se sintam atraídos pelos produtos oferecidos. Para isso, é necessário entender a demanda, os desejos e as vontades dos consumidores.

Muitas vezes o merchandising está em filmes, séries e outros programas de TV. Por exemplo, um personagem, durante um filme, come um sanduíche do Mc Donald’s de modo que a marca esteja explícita e aparente. Isto é um merchandising!

4. Marketing direto

Sabe aquele remetente de e-mail insistente que te oferece algum produto? Isso é um exemplo de marketing direto. É o contato direto com o público-alvo.

Os tipos de marketing direto são:

  • Telemarketing: telefonemas com intuito de divulgação de um produto ou serviço
  • E-mail marketing: visa atingir os consumidores através de suas contas de e-mail
  • Mala direta: o material publicitário é enviado diretamente para a pessoa em seu endereço, como folders e panfletos
  • Marketing de catálogo: a empresa envia o catálogo dos produtos oferecidos

5. Relações públicas

O relações públicas constrói relações entre empresa e público com o intuito de manter uma boa reputação. É ele quem cuida da imagem da empresa. Mas onde um profissional de relações públicas pode atuar? Veja abaixo.

  • No plano de comunicação de uma empresa
  • Na comunicação com a imprensa
  • Na organização de eventos
  • Na condução de pesquisa de mercado
  • Em gerir contatos
  • Na produção de conteúdo

Entre outros.

6. Marketing digital

Com o surgimento das redes sociais, o marketing digital se tornou a ferramenta do Mix de Comunicação mais famosa do momento. Tem como objetivo promover produtos e marcas nas mídias digitais e construir um relacionamento direto e personalizado com o consumidor. Para isso, são utilizados blogs, redes sociais, ferramentas de busca, e-mail e entre outros.

Alguns dos principais conceitos do marketing digital são:

  • Persona: perfil fictício de consumidores reais e que representa o comprador ideal
  • Leads: compradores em potencial
  • Funil de vendas: são as etapas que um consumidor passa durante o processo de compra, desde a decisão até obter o produto
  • SEO (Search Engine Optimization): otimização de uma marca nos mecanismos de busca, como Google e Yahoo
  • CTA (Calls-to-Action): botões que direcionam a ação que os usuários devem cumprir ao visitar uma página

 7. Eventos

Os eventos são promovidos de forma a divulgar uma marca ou produto. É uma maneira interativa e que oferece uma experiência ao consumidor.

3 formas de eventos muito legais são:

  • Institucionais: apresenta algum programa da empresa de responsabilidade social
  • Promocionais: lançamento de produto ou serviço durante o evento
  • Culturais: festivais, exposições etc.

 8. Venda direta

Quem nunca foi ao shopping? Esse é o maior exemplo de venda direta – muitas lojas em um mesmo lugar. Portanto, a venda direta é a comercialização de produtos e serviços em um estabelecimento comercial.

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