Ellodigital

blog article

O poder do UX Design

Criar um site que seja atrativo e inovador, ao mesmo tempo em que apresente todas as funções de forma intuitiva e clara, são atributos essenciais para qualquer plataforma. Um estudo realizado com 1.500 internautas, intitulado “Why Web Performance Matters”, divulgou que 88% dos entrevistados alegaram ter menos chance de retornar a um site depois de uma experiência negativa. Isso significa que a forma como ocorre experiência do usuário com o site ou qualquer outro aplicativo é extremamente importante para que ele se relacione bem com o conteúdo.

A User Experience, abreviado para UX, é a qualidade da experiência que a pessoa passa ao interagir com algum design, seja em um site, um aplicativo, ou qualquer outra plataforma. O UX Design é um conceito que engloba todos os aspectos da interação do usuário final com a empresa, seus serviços e seus produtos.

Não se trata apenas da interface do site, mas, sim, de toda a experiência que o usuário tem com a marca. Trata-se de toda interação que ocorre, desde as primeiras impressões dos produtos ou serviços, até a relação pós-venda. Uma boa experiência do usuário ocorre quando ele consegue utilizar as funcionalidades da plataforma, compreender o conteúdo e sentir-se satisfeito com a experiência.

Listamos três fatores fundamentais que promovem uma boa experiência do usuário com um site.

1 — Apresentar um design personalizado

Cada segmento de atuação, cada nicho de mercado, apresentam características únicas de comunicação. Um grande erro de muitos gestores é acreditar na ideia de que todo usuário online é igual e apresenta as mesmas necessidades. Porém, pare e reflita: será que o público-alvo de um portal de notícias apresenta as mesmas características que os usuários de um site de e-commerce de maquiagem?

2 — Inserir detalhes diferenciados

Pensar na usabilidade do conteúdo significa, acima de tudo, pensar nos detalhes dos elementos inseridos a plataforma. A escolha das imagens, a utilização de fontes adequadas, aplicativos de interação, a disposição das informações, são apenas alguns itens que compreendem o design de um site. São estes fatores que, quando determinados de maneira correta, irão influenciar as decisões dos clientes, oferecendo a melhor experiência que eles podem ter em sua página.

3 — Estar à frente da concorrência

Hoje, qualquer setor do mercado apresenta uma competitividade feroz. Portanto, proporcionar uma experiência acaba sendo não só fundamental para o sucesso para o empreendimento, mas como um grande diferencial da concorrência.

Ter a vantagem competitiva de ter UX Design em seu site é uma poderosa ferramenta para atrair consumidores. Se um usuário estiver satisfeito com o conteúdo, ele com certeza divulgará esta experiência para outras pessoas, gerando mais clientes para a marca. Investir em UX significa desenvolver projetos com base em dados, análises e conceitos, focando exclusivamente em potencializar as interações do usuário com a marca.

Fonte