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O que é Branding, afinal de contas?

Toda empresa tem uma marca, ou seja, um conjunto de valores que são observados por clientes e parceiros em potencial. Elementos como nome do negócio, identidade visual (logotipo, esquema de cores, etc.) e a reputação da empresa em si fazem parte dessa marca.

Em outras palavras, todo esforço feito para tornar a sua marca mais conhecida e respeitada é parte do trabalho de Branding.

Os resultados do Branding não são imediatos, o que leva muitos a diminuir a sua importância e focar só nas metas imediatas, criando estratégias que aumentem as vendas no momento.

Mas o que esses empreendedores não percebem é o longo tempo pelo qual uma estratégia de Branding bem-feita pode dar resultados. Pense, por exemplo, nas marcas conhecidas que citamos no início: há quantos anos as ações de marketing que as tornaram famosas aconteceram?

 

Por que o Branding é importante para o futuro da sua empresa?

Enquanto muitos ainda insistem em acreditar que a marca não faz diferença alguma, a realidade do mercado diz o contrário. Há vários motivos pelos quais o Branding deve estar entre as prioridades na sua empresa.

Dá até para ir além e dizer que uma estratégia de Branding pode definir o futuro da sua empresa. Dúvida? Então veja a seguir algumas razões para encarar o assunto dessa forma:

Escolhas de compra não são totalmente racionais

Nós gostamos de pensar que tomamos decisões de forma racional, que nossos instintos e impulsos não têm vez quando é hora de lidar com dinheiro, mas nem sempre é tão simples assim.

Existe uma série de fatores que nos afetam de maneira inconsciente na hora da compra. Os gatilhos mentais são prova disso. Uma boa frase, colocada no lugar certo e na hora certa, é capaz de fazer muita diferença nas vendas.

Outro exemplo de como nossas decisões são facilmente afetadas por fatores externos é o marketing de experiência. Marcas como Abercrombie & Fitch preparam suas lojas para afetar vários sentidos e estimular um aumento nas compras por impulso.

O Branding não é diferente. Marcas fortes e reconhecidas sempre vão levar vantagem sobre outras de menor expressão, mesmo que os produtos sejam similares em qualidade.

Branding aumenta a percepção de valor

Quantas vezes você já pagou mais caro pelo produto de uma marca conhecida para garantir que não receberia algo de qualidade inferior? Isso é muito comum nos mais diversos setores, e ilustra bem como a percepção de valor muda de acordo com o reconhecimento da marca.

Veja, por exemplo, os produtos da Apple. Em muitos casos, suas especificações técnicas são inferiores as de seus principais concorrentes, seu preço é bem mais elevado e existem certas limitações de compatibilidade com aparelhos de outras marcas.

 

No entanto, a empresa figura há vários anos como uma das mais valiosas do mundo, e lidera não apenas nas vendas, mas no desenvolvimento de novos produtos, sendo seguida pelo restante do mercado.

A lição é clara: quando a marca é forte, as pessoas se mostram dispostas a pagar mais por produtos e serviços, pois passam a enxergar maior valor neles.

Força de marca se sustenta com o tempo

Um dos fatores que mais devem te empolgar no Branding é sua longevidade. Uma estratégia bem planejada e executada pode ter efeito por longo tempo, e trazer bons resultados direta ou indiretamente.

Alguns deles incluem:

  • Aumento das vendas diretas;
  • Redução do custo de aquisição;
  • Retenção maior de clientes;
  • Capacidade de atrair e reter talentos para a empresa.

O foco principal do Branding é atingir a consistência de resultados, permitir que a empresa alcance um estado de receita previsível. Mas isso não o impede de favorecer as vendas a curto e médio prazo por melhorar a qualidade das estratégias, como um todo.

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