Ellodigital

blog article

O Que é Marketing Industrial?

A essência do marketing consiste em promover o seu negócio, atrair clientes e fidelizar aqueles que já conhecem sua marca.

O Marketing Digital, por sua vez, chegou com uma proposta muito bem alinhada com as tendências tecnológicas, trazendo monitoramento em tempo real e estratégias mais otimizadas ao perfil do seu público-alvo.

Enquanto isso, o marketing industrial é uma alternativa ainda mais precisa em atingir os seus objetivos. Afinal de contas, trata-se de um setor gigante para o país, mas com particularidades que o distancia de outros setores produtivos do mercado.

Dessa maneira, é possível trabalhar na construção de sua marca com os conceitos de Inbound Marketing, mas com o direcionamento especializado que os empreendedores industriais necessitam para impulsionar os seus negócios.

 

Por que investir em Marketing Digital na indústria?

Em primeiro lugar, o Marketing Digital é uma estratégia reconhecidamente eficaz e com elevado ROI (Retorno sobre o Investimento).

Além disso, é onde o seu público-alvo está concentrado — bem como a sua concorrência. Presença digital é uma necessidade para o desenvolvimento de empresas de todos os portes e segmentos hoje em dia.

No setor industrial não é diferente. Com o Marketing Digital para indústrias você se aproxima do seu consumidor ideal, interage e tem todas as suas necessidades, desafios e objetivos revelados.

Perceba como isso é importante para alinhá-los às suas soluções e, assim, construir estratégias realmente impactantes. Sem falar nas vantagens do Marketing Digital:

Impulsiona a sua empresa digitalmente: ajuda a posicionar o seu negócio nos principais resultados dos mecanismos de busca (como o Google);

Aumenta o alcance de sua marca: quanto mais pessoas pesquisarem termos relacionados ao seu segmento de atuação, maior será o alcance do seu negócio virtualmente;

Ajuda a construir e nutrir um relacionamento com o seu público-alvo: com a produção consistente em seu site, blog e nas redes sociais, você interage, tira dúvidas, atende às solicitações e resolve críticas e problemas, promovendo uma experiência diferenciada e capaz de fortalecer a sua marca.

 

Quais são os diferenciais do marketing industrial?

Embora tenha suas diferenças em relação ao marketing tradicional, o marketing industrial também visa a aproximação de sua marca com o público do seu segmento de atuação.

A questão está justamente na elaboração de estratégias e ações que dialoguem com esse perfil de consumidor. Assim, podemos definir os diferenciais do marketing industrial como:

Uma abordagem diferenciada

Os produtos industriais são mais complexos, dificilmente focados em gerar um “sonho de consumo” em seu público. Especialmente, quando dialogamos com empreendedores industriais, que buscam melhor performance e resultados.

Por isso, o marketing industrial deve ser trabalhado em uma abordagem e tom diferenciados, e munidos de um vasto conhecimento de seu interlocutor para realmente despertar o interesse de seus leitores.

Afinal de contas, eles já conhecem bem o mercado onde atuam, por isso, as estratégias devem gerar muito valor a eles.

A divulgação é pautada em números e resultados

Como vimos, o perfil do consumidor do segmento industrial é mais objetivo e focado em resultados. O sonho de consumo está nas evidências de que uma solução realmente é capaz de evoluir a performance de sua rotina produtiva.

Daí a abordagem diferenciada, sempre amparada por índices e números que valem mais do que qualquer outro tipo de argumentação. Prova de que isso funciona é o resultado positivo que a Engecass Equipamentos Industriais acumulou em apenas 6 meses.

No período, a Engecass contou com o apoio da Agência Labra e investiu em estratégias de marketing industrial. Como resultado, obteve um aumento de 625% no tráfego do site, 500% mais oportunidades geradas e um volume de 12% a mais nas vendas.

Como aplicar o marketing industrial na minha empresa?

Agora que apontamos a importância do Marketing Digital nas indústrias, bem como os diferenciais do marketing industrial, vamos entender como aplicá-lo em sua empresa:

Intensifique o uso de técnicas de SEO, focando nas necessidades e desafios do seu público-alvo;

Dê volume e diversidade à sua produção de conteúdo, focando em seu site institucional, blog e nas redes sociais;

Foque em outras soluções de Marketing Digital, como o Email Marketing;

Atenção também ao mobile marketing, que é de grande impacto para manter a relação com usuários que navegam on-line em seus dispositivos portáteis.

Dessa maneira, é possível perceber como o marketing industrial gera mais resultados e, assim, melhora os negócios da sua empresa. Para isso, é fundamental encontrar o parceiro ideal para atingir os seus objetivos, como agências especializadas em marketing industrial.

Fonte