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Psicologia das Cores: Como Aplicar ao Marketing

O nosso cérebro tem a capacidade de identificar e transformar as cores nas mais variadas sensações em nosso corpo. Cada sensação é reação de uma cor, e para entender melhor como isso funciona é que surgiu a ciência da psicologia das cores. Esta ciência nos ajuda a interpretar a interação entre as cores e sensações geradas em nosso cérebro.

Usando a psicologia das cores

A psicologia das cores é uma forte ferramenta empresarial que auxilia os seus usuários a atraírem seus consumidores pelas emoções afetadas por meio das cores em suas propagandas.

Consequentemente, o bom uso desta tecnologia permite a organização obter maior venda de seus produtos e alcançar maior público de clientela no estimo de compra/venda. Quer saber um pouco mais sobre cada cor? Então vamos lá.

 

Cores primárias

Vermelho: Em regra geral esta cor representa algo como: Dinâmico, quente e chamativo. Utilizada em placas de sinalização, liquidações e zonas de perigo.

Amarelo: Em regra geral esta cor representa algo como: Otimismo, felicidade e sensação de acolhimento. Junto com o vermelho, estimula o apetite. No ambiente corporativo passa transparência. Em transporte público coletivo, representa zona de assento preferencial.

Azul: Em regra geral esta cor representa algo como: O tom claro provoca sensação de suavidade, estimula a produtividade e transmite sucesso. Esta cor também gera sensação de paz e tranquilidade.

Cores secundárias

Laranja: Seu significado padrão é algo como: animosidade, calor, lembra mudança e dinamismo. Pode gerar para empresa uma autoimagem criativa, com boa cultura e com espírito inovador.

Roxo/Violeta: Seu significado padrão soa algo como: Nobreza, espírito de criação e uma autoimagem de mistério. Geralmente estar estampada em produtos de beleza e artigos de luxo e marcas estrangeiras.

Verde: Seu significado padrão varia para algo como: Sensação de relaxamento, equilíbrio e harmonia com a natureza. Normalmente usada em marca de produtos de higiene, em floriculturas e até mesmo em materiais voltado para a sustentabilidade.

Demais cores

Preto: O significado padrão geralmente representa algo como: Poder e elegância, também representa o sombrio. Empresas voltadas para público alvo como roqueiros, geralmente apostam na cor preta.

Branco: O significado padrão é voltado para algo como: Pureza e paz. Permite destaque dos elementos apresentados. Hospitais de saúde mental, normalmente usam bastante essa cor como parte de seus procedimentos terapêuticos.

Prata/Cinza: O significado padrão pode ser algo como: Conservadorismo e formalidade, flexibilidade e sensação agradável. É bastante utilizado em concessionárias de carros e em empresas industriais.

Toda cor tem sua simbologia

Você já deve ter percebido que as cores estão em toda parte ao nosso redor. E os nossos olhos não somente traduz a textura de cada cor, como também traduz as emoções que cada uma produz em nós. Diferente do que a maioria das pessoas pensam, as cores influenciam nossa vida mais do que pensamos. Nosso cérebro tem o poder de associar a cada cor a alguma simbologia que tenha ficado em nossa memória.

A mensagem de cada cor passa pelo nosso subliminar de consciência, afetando a área do comportamento e gerando em nós reações favoráveis para a empresa que a propaga.

A simbologia das cores é parte do marketing da empresa

Ao montar seu logo, a empresa analisa bem quais cores irá utilizar em sua marca. Sempre é levantado em questão o público alvo da empresa e o produto a ser vendido. É possível obter várias informações de uma empresa apenas observando as cores que ela usa. Porém, a escolha de uma cor para uma empresa pode ser bastante prejudicial afetando até mesmo a receita desta organização.

Esperamos ter tirado as suas dúvidas quanto as cores e o marketing das cores. A psicologia das cores é uma ciência bastante usada nas empresas atualmente. Assim com a propaganda é a “alma do negócio”, as cores são a “alma da propaganda”. Um empreendedor não pode falhar ao estabelecer as cores que irão preencher o seu negócio.

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