Ellodigital

blog article

Publicidade e Cultura Pop

Já tem muito tempo que a publicidade e o design usam elementos da cultura pop para criar artes e anúncios. Filmes, desenhos, música e muito mais, são assuntos corriqueiros e inspirações para o este mercado. Afinal, se é pop, tá na boca da galera, e não há nada que a publicidade queira mais que isso. Mas, tratando-se da Divas Pop, esta relação é ainda mais profunda. Além delas se inspirarem e serem inspiração, fazendo propagandas e sendo patrocinadas por uma série de marcas, estas cantoras usam de uma série de estratégias de marketing e publicidade para divulgarem e criarem para suas próprias carreiras. Estratégias que são comuns no marketing também funcionam muito bem na construção de uma carreira no mundo pop.

Podemos identificar algumas das estratégias mais utilizadas pelas cantoras pop internacionais e perceber como tudo é muito bem pensado. Não é à toa que a Madonna é a rainha do Pop! Junto com Michael Jackson, ela revolucionou a indústria e a forma de produzir clipes. Seu impacto cultural foi imenso e a diva tratou sobre assuntos que eram tabus na época. Seu marco na cultura pop a tornou a queridinha da publicidade. Na época, a comunicação era centralizada nas mídias tradicionais, e foi por aí que ela cresceu. Rádio, TV, revistas e jornais eram plataformas importantíssimas para a cantora divulgar o seu trabalho.

Nos anos 2000 o nome Britney foi um dos maiores marcos do começo do milênio. A música pop estava carente, quando surgiu uma jovem com um pop dançante, com clipes e apresentações marcantes. Neste período, a internet dava seus primeiros passos e a MTV era a maior mídia de divulgação de música. Ela dominou os meios de comunicação tradicionais e cresceu junto com as mídias digitais.

O começo dessa década de 2010 foi marcado por muita música pop dançante e artistas incríveis. Lady Gaga, é uma delas. A Diva tornou-se famosa pela voz, figurinos e discursos empoderados. Com seu surgimento, houve grande explosão da internet e das redes sociais. As plataformas de streaming ganharam destaque e agora a forma de divulgar o trabalho transformou-se completamente.

Se na década de 2010 a mídias digitais já haviam dominado tudo, o que podemos esperar desta? E quem é a diva pop do momento? Ariana? Billie? Lizzo? Esta é uma pergunta que vamos ter que esperar mais um pouco para responder.

Escrito por: Davi Leite