Ellodigital

blog article

Qual a melhor estratégia de inbound marketing?

Atualmente, muito tem se falado em estratégia de inbound marketing e marketing de conteúdo.

Muitas pessoas acabam confundindo ambas as estratégias, acreditando que sejam a mesma coisa, mas com nomes diferentes. Entretanto, elas são estratégias diferentes, que trabalham em conjunto, se complementando.

A estratégia de inbound marketing é completa, reunindo as principais ferramentas de marketing digital. Já a estratégia de marketing de conteúdo, que também pode ser trabalhada de forma isolada, é uma das peças fundamentais nessa estratégia.

Veja, a seguir, as principais semelhanças e diferenças entre estratégias de inbound marketing e estratégias de marketing de conteúdo.

Inbound marketing

Também conhecido como marketing de atração, o inbound marketing é uma estratégia de marketing digital centrada em resultados, com uma visão comercial focada no funil de vendas. Seu processo é divido em quatro principais etapas:

Atração: processo de atrair visitantes para o site/landing pages, através da divulgação de conteúdos nos diversos canais digitais disponíveis.

Conversão: depois de atrair, é preciso converter esses visitantes em leads, através de formulários de cadastro com CTAs matadoras e oferta de conteúdos exclusivos e do interesse do usuário.

Venda: ao conquistar leads, é preciso educá-los, através da entrega de conteúdos relevantes, segmentados de acordo com seus comportamentos e etapa do funil de vendas em que se encontram, até identificar que estão prontos para realizar a compra, e então concluir a venda.

Fidelização:  o processo não termina na conclusão da venda, é preciso fidelizar esses clientes, de modo a garantir outras vendas e fomentar o buzz marketing.

Em resumo, a estratégia de inbound marketing trabalha a captação e fidelização de clientes, através da produção e divulgação de conteúdo, utilizando para esse processo todas as ferramentas de marketing digital disponíveis.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia que utiliza a produção e divulgação de conteúdos de qualidade, que sejam úteis para o público-alvo, ajudando-o a sanar dúvidas, solucionar problemas, algo informativo.

Através das estratégias de marketing de conteúdo as empresas ganham voz no ambiente digital e, a partir daí, podem criar um relacionamento com os clientes e potenciais clientes.

Os conteúdos produzidos devem ser divulgados nos diversos canais disponíveis na web, no blog da sua empresa, nas mídias sociais, em canais de vídeos, entre outros.

Quando seu público estiver em busca de soluções que correspondam ao seu mercado de atuação, encontrará sua empresa através desses conteúdos divulgados e uma vez que esses conteúdos sejam relevantes, de qualidade, e atendam a sua necessidade, ele provavelmente voltará em busca de mais conteúdo.

O conteúdo na estratégia de inbound marketing

Como foi possível observar acima, as estratégias de inbound marketing e marketing de conteúdo são distintas, mas se complementam.

Para uma estratégia de marketing digital completa, focada em resultados, é importante trabalhar ambas as estratégias (inbound e conteúdo) de forma conjunta. Nesse processo, o inbound marketing vai trabalhar a parte estratégica, o planejamento, execução e análise de cada ação, em cada uma das etapas, desde o processo de atração até a fidelização dos clientes.

A estratégia de marketing de conteúdo dará suporte às ações de inbound marketing, fornecendo conteúdos para cada uma das etapas do processo, planejando e produzindo conteúdos de acordo com o perfil do público-alvo, das personas definidas e de acordo com a etapa do funil em que cada grupo de leads estiver.

Fonte