Ellodigital

blog article

Redação publicitária: Entenda a importância e suas características

Toda empresa deseja atrair e conquistar clientes. E essa é uma tarefa complicada, que exige muito empenho dos empresários e dos seus colaboradores. Para tornar esse processo um pouco mais fácil é importante investir em ações de marketing que vão contribuir para a divulgação e para a exposição da sua marca.

Toda empresa deseja atrair e conquistar clientes. E essa é uma tarefa complicada, que exige muito empenho dos empresários e dos seus colaboradores. Para tornar esse processo um pouco mais fácil é importante investir em ações de marketing que vão contribuir para a divulgação e para a exposição da sua marca.

Na ponta desse processo está a redação publicitária — técnica responsável por conceituar as campanhas de divulgação e um dos pilares da Publicidade. Apesar do nome, a redação publicitária não consiste apenas na produção de textos e abrange todo o processo criativo essencial para as atividades de comunicação.

Dessa forma, o redator publicitário atua desde a criação do conceito de uma ação de marketing até o fechamento da campanha de divulgação. Um trabalho essencial para qualquer mecanismo de propaganda utilizada por uma empresa.

Saiba mais sobre esse assunto a seguir:

A técnica

Uma campanha de marketing começa com a definição de um objetivo e a identificação de qual público pretende atingir.

A partir daí, entra o redator publicitário, que vai conduzir as pesquisas e criar um conceito que vai orientar todo o processo de divulgação. E não para por aí: ele também vai determinar como a linguagem vai se encaixar no contexto e como vai se aproximar das pessoas. É em cima desse processo que o designer vai desenvolver os materiais gráficos que serão utilizados na campanha.

Dessa forma, independentemente do tipo de peça que será criada, a redação publicitária é um elemento de grande importância para o desenvolvimento de um trabalho mais amplo: todo o processo de divulgação das empresas e das marcas.

Os elementos essenciais

Para escrever uma boa redação publicitária, é necessário ficar atento a alguns quesitos necessários para a aplicação da técnica. Sem eles é bem provável que os seus textos de divulgação não terão o resultado esperado, o que pode colocar o seu planejamento de marketing em ameaça.

A redação publicitária não caminha sozinha. Geralmente, ela vem acompanhada de artes e trabalho gráficos, que são desenvolvidos pelo designer. Portanto, é importante saber trabalhar em equipe para não perder boas ideias e criar uma campanha ruim, que vai atrapalhar a estratégia de marketing.

Às vezes, um bom texto acaba sendo escondido ou perdido diante de uma direção de arte malfeita, assim como uma bela produção gráfica não salva uma redação ruim.

O equilíbrio está na interação e no diálogo com os profissionais que trabalham na campanha ou que possam acrescentar algo ao trabalho.

Fonte