Ellodigital

blog article

Reels X TikTok

Quem em 2020 ainda não ouviu falar de TikTok? A mídia social vem ganhando popularidade já uns anos, mas a explosão de fato do aplicativo ocorreu em 2019 e 2020. Todos sabemos que devido a pandemia o nosso consumo por conteúdos online aumentou exponencialmente e isso com certeza afetou diretamente o TikTok que se tornou extremamente famoso entre jovens. Vendo a grande fama alcançada o Instagram lançou recentemente uma nova ferramenta: Reels. A atualização trás a mesma proposta que TikTok e pode se tornar um grande concorrente.

Para os que não entraram na onda não conhecem bem o TikTok é uma mídia social onde as pessoas postam vídeos curtos. Os vídeos costumam ter algumas edições como cortes, filtros, músicas e áudios. Muitos rapidamente viralizaram, é muito comum que o conteúdo envolva algum tipo de desafio ou alguma provocação para que outras pessoas também se juntem na produção de conteúdo, exemplos como os vídeos com coreografias curtas e fáceis de executarem. A mecânica do aplicativo possibilitou com que o engajamento fosse altíssimo entre os usuários o que acaba chamando atenção de mais e mais jovens. As coreografias feitas geralmente eram de músicas já famosas, contudo atualmente algumas músicas passaram a ser famosas a partir dos vídeos, mostrando o impacto que TikTok está tendo nas mídias mainstream.

Reels chega com uma dinâmica muito parecida, mas com uma vantagem: integração com um app já existente. O Instagram é uma mídia social muito bem aceita e já tem uma grande gama de usuários conquistados ao longo dos anos, o uso do Instagram é quase intuitivo para boa parte dos participantes. Desta forma o usuário não precisa sair de sua inércia e baixar um novo aplicativo ou algum tipo de extensão para a ferramenta funcionar. Ela é completamente integrada.

CEO da Socialbakers, empresa especializada em mapear tendências, Yuval Ben-Itzhak comentou sobre o assunto.

 "Atualmente, o Instagram é a plataforma de mídia social onde estão ocorrendo os mais altos níveis de engajamento, enquanto o TikTok está ganhando enorme força com seus novos vídeos curtos e facilmente compartilháveis. Com o lançamento do Instagram Reels no Brasil, o Facebook procura se casar com os dois, alavancando seu enorme e altamente engajado público e dando a eles o tipo de formato do momento"

Fonte