Ellodigital

blog article

Vida de Designer: Dicas para economizar tempo e melhorar o fluxo de trabalho

Economizar tempo e ganhar agilidade para sobrar mais tempo! Esse ciclo é algo que todos buscam durante a sua vida profissional e em seus projetos.

Ter tempo para criar trabalhos pessoais ou produzir de forma mais rápida para atingir às expectativas do seu cliente e conseguir lidar com mais de um, é algo recorrente e que não tem uma fórmula exata sobre como conseguir. Porém, existem alguns métodos e processos que podem ajudar você a ter essa otimização de tempo e, consequentemente, desenvolver habilidades para ser mais ágil.

Entenda a diferença entre ser um “designer artista” e um “artista designer”

Muitas vezes construímos o nosso processo de acordo com o trabalho ideal que gostaríamos de oferecer. Às vezes imergimos em diversas pesquisas, metodologias próprias, criações de boards visuais e muitos outros caminhos para entregar o melhor projeto.

Mas, é importante entender que, o seu tempo é dinheiro e que o cliente nem sempre espera por algo tão complexo assim.

Precisamos equilibrar o que seria “o melhor dos dois mundos”, onde você entende qual a expectativa e a demanda do seu cliente e o quanto ele está disposto a investir, sem deixar de lado a sua capacidade criativa mas considerando o tempo que vai ter para desenvolver.

Precisamos entender que fazer o trabalho de uma forma eficiente e realizar o trabalho de uma forma satisfatória podem ser duas coisas diferentes.

Avalie as suas opções. Entenda o que o seu cliente está esperando de você e, assim, você vai conseguir determinar um valor justo para corresponder às expectativas dele sem ultrapassar o seu tempo de trabalho estimado para o projeto.

Para economizar tempo: crie, antes de tudo, na sua cabeça!

Ter uma ideia do que você gostaria de aplicar nos seus projetos ajuda você a buscar caminhos e referências que facilitem na hora da execução.

Por exemplo: vamos considerar o tempo que você ganha enquanto está em uma reunião com o seu cliente. Receba o briefing e, ao mesmo tempo, deixe as ideias fluírem na sua cabeça —um processo que pode te ajudar a ganhar umas horinhas a mais.

Considere o seu tempo de trabalho

Nem tudo você vai conseguir criar do zero, e dentro dos seus processos é sempre bom ter uma carta na manga. O que seria essa carta na manga para economizar tempo?

Usar sites gratuitos ou pagos para adquirir materiais gráficos, imagens, ajudam você a ganhar mais tempo dentro do projeto.

Fonte