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Você já pensou em representatividade?

O que a comunicação pode fazer agora para ser um retrato mais fiel da sociedade? Como identificar e evitar estereótipos de gênero, raça, classe, corpos e sexualidade? Como fazer publicidade mais representativa e diversa? Essas questões permeiam muito o mercado publicitário atual.

Estamos em um momento de mudança no nosso mercado. Já não dá mais para se comunicar como antes, pois as pessoas demandam que novas histórias sejam contadas. A máxima “se não me vejo, não compro”, está mais forte do que nunca, e o apagamento ou a representação estereotipada de um grupo de pessoas é também um tipo de violência que decorre das tentativas de corrigir quem não atende aos padrões.

Diversidade de todas as formas, cores e gêneros importa. E a forma como as pessoas são representadas impacta na percepção da sociedade, além de construir a narrativa de quem somos como indivíduos na cultura.

A publicidade tem o poder de impulsionar ideias que transformam a maneira como pensamos e vivemos. Anúncio por anúncio, campanha por campanha. É uma área que se tornará melhor, pois as pessoas por trás dela serão melhores.

O que sua marca pode fazer daqui para frente:

  • Conheça as pessoas;
  • Amplie o target, ou seja, pense em diferentes estratégias para diferentes públicos;
  • Tenha um objetivo de negócios claro;
  • Traga as pessoas para o processo criativo;
  • Faça análise de risco;
  • Aprenda com o passado.

Estereótipos

Estereótipos são atalhos que nos ajudam a “encurtar” longas histórias — o que pode ser ótimo para a propaganda. Mas certos estereótipos são repetidos tantas vezes, que acabam criando uma visão limitada, e preconceituosa, de algumas pessoas, por isso é da máxima importância ter cuidado.

 

Teste suas últimas campanhas

Para além do problema, é preciso oferecer soluções. A situação da falta de representatividade é estrutural e, portanto, não se resolverá em um piscar de olhos. Mas, ações práticas podem nos ajudar a fazer a nossa parte.

ÚLTIMOS 5 ADS:

  • Checar a representatividade da marca;
  • Trabalhar com retratos livres de estereótipos;
  • Testar para entender.

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