Ellodigital

blog article

Você Sabe o que é Matriz GUT?

Todos nós estamos, cada vez mais, tendo de dividir preocupações entre os negócios e estratégias em ambiente digital. Empresários tem recorrido à diversos tipos de cursos, palestras e treinamentos em busca de adequação a essa realidade.

É possível recorrer a uma simples e eficaz ferramenta para priorizar os problemas que devem ser implementados pela gestão em marketing digital: a matriz de GUT. Com ela, é possível avaliar de forma quantitativa o que deve ser feito em ordem de prioridade, de acordo com problemas encontrados. Ao final, você saberá dizer para sua equipe, sua agência ou seu free-lancer o que deverá ser feito em ordem de prioridade, o que impactará inclusive na melhoria do ambiente organizacional.

 

Conceito de Gravidade, urgência e tendência

É o que representa a sigla GUT, proposta por Charles H. Kepner e Benjamin B. Tregoe como uma ferramenta de soluções de problemas. Seu uso foca na definição de prioridades dadas a diversas alternativas.

 

Como utilizar a matriz GUT

Liste e classifique os problemas em marketing digital, de acordo com a sua Gravidade, Urgência e Tendência (GUT). Ao final, será possível entender graficamente a priorização das ações nos aspectos da organização/projeto mais impactantes. O detalhamento do conceito o ajudará nessa etapa:

Gravidade: Refere-se à consideração da intensidade ou impacto que o problema pode causar se não for solucionado. A pontuação da gravidade varia de 1 a 5 conforme os critérios abaixo.

  • Sem gravidade
  • Pouco grave
  • Grave
  • Muito grave
  • Extremamente grave

Urgência: É analisada pela disponibilidade de tempo que existe para solucionar determinada situação. Considera o prazo para se resolver o problema. A pontuação da urgência varia de 1 a 5, conforme segue:

  • Pode esperar
  • Pouco urgente
  • Urgente, merece atenção no curto prazo
  • Muito urgente
  • Necessita de ação imediata

Tendência: Representa o potencial de crescimento do problema, a probabilidade do problema se tornar maior com o passar do tempo.

  • Não irá mudar
  • Irá piorar a longo prazo
  • Irá piorar a médio prazo
  • Irá piorar a curto prazo
  • Irá piorar rapidamente

 

Metodologia

  • Liste seus problemas;
  • Classifique-os problemas para cada variável: Gravidade, Urgência e Tendência;
  • Faça o ranking dos seus principais problemas (multiplicando as 3 notas);
  • Analise aonde estão seus pontos fracos (ranking principais problemas);
  • Elabore planos de ação com prazos e responsáveis para solucionar ou diminuir os problemas.

 

Fonte